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Numa era em que o mundo digital parece dominar todas as formas de comunicação, ainda faz sentido apostar nos meios tradicionais? Sem rodeios, respondemos já que SIM!
É importante percebermos, antes de mais, que a comunicação corporativa tem vantagens específicas que podem, como veremos, ser potenciadas pelo referido transmedia (ou seja, por uma estratégia aplicada a diferentes plataformas e canais – tanto tradicionais como digitais):
No entanto, esta era digital trouxe mudanças profundas tanto nos modos de comunicar como no comportamento do consumidor, para além de profissionais e empresas cada vez mais informados, especializados e competitivos.
No livro “Comunicação Digital nos Novos Negócios”, lançado pelo IAPMEI, podemos ler que
“A nova realidade de comunicação, marcada por fatores como a interatividade, velocidade da rede, partilha de informação, comunidades, mudou a forma de passar a mensagem e de orientar as escolhas do consumidor: estamos no tempo do Marketing colaborativo e interativo focado na experiência do consumidor. O produto e o conteúdo puramente comercial deixa de ser o foco da mensagem e são substituídos pela construção da relação com a marca no ato de consumir o produto e/ou na emoção do seu uso”.
As formas de comunicar querem-se, então, distintas. Se pensarmos apenas no ramo da assessoria de imprensa, muito do que faz atualmente é diferente daquilo que conhecíamos (e praticávamos) há uma década – desde o formato das comunicações (com comunicados de imprensa em vídeo, por exemplo), à estrutura da própria redação e a uma máxima compreensão das necessidades efetivas dos media ‘em papel’ e dos media digitais.
Consideremos, antes de mais, que nos referimos aos benefícios em modelo de transmedia – ou seja, em eficaz conjugação da comunicação tradicional e digital (deixando ainda a premissa de que todas as estratégias devem, obviamente, ser definidas caso a caso).
Então, nesta otimização comunicacional, a estratégia de comunicação corporativa em plataformas e canais tradicionais facilita:
Qual é, então, o (atual) melhor caminho? É, para a maioria das empresas e dos negócios, o da comunicação integrada – algo que, com a euforia da comunicação digital, acaba por ser muitas vezes esquecido ou negligenciado.
Esta comunicação integrada agrega, então, os seguintes elementos:
Compreende-se assim, o papel essencial que a comunicação tradicional continua (ou deve continuar) a ter na estratégia corporativa – deixando o desafio às empresas de olhar para além daquilo que parece óbvio e eficaz a curto prazo. Até porque, como disse o dramaturgo George Bernard Saw, ‘o maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela já foi alcançada’.
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