Quando conheço alguém que está potencialmente interessado em coaching, ofereço sempre a primeira sessão, para que a pessoa experimente, perceba as vantagens e potencialidades e onde esclareço conceitos e respondo a todas as questões que a pessoa possa ter.
Num processo de coaching, qual a importância que a comunicação tem na relação com o cliente?
A comunicação é um ingrediente essencial para o sucesso de um processo de coaching. A relação entre o coach e o cliente deve ser de grande proximidade e depende da interação entre ambos, via comunicação verbal e não verbal.
Na relação de coaching tudo é comunicação: as palavras, os silêncios, as expressões, o tom de voz e a linguagem corporal. A atenção a estes aspectos permite que o coach oiça o que o cliente diz e não diz, de forma a dar feedback, questionar ou clarificar.
Por outro lado, para além de estar atento e de saber ouvir, o coach também deve saber comunicar com eficácia, de forma clara, objetiva e gentil. A forma como devolve, resume e questiona é essencial para a construção da relação e para apoiar o cliente a conhecer-se e a chegar aos seus objetivos.
Aplicas algumas técnicas específicas com clientes que apresentem uma comunicação mais contida e que, como tal, possam condicionar o processo de coaching?
Na minha experiência, uma comunicação mais contida de um cliente não tem de condicionar necessariamente um processo de coaching. A presença do coach durante uma sessão, a empatia, e curiosidade e o espaço para o silêncio, são essenciais para construir a relação e para que a comunicação seja eficaz.
Conhecendo e experienciando, é inegável o impacto que o coaching pode ter em nós, até a nível da comunicação e da liderança. Para quem ainda equaciona esta área, que mais-valias destacas a estes níveis?
Os resultados de um processo de coaching são sempre únicos e pessoais e dependem dos objetivos específicos que cada cliente quer atingir. Baseando-me na minha experiência com alguns clientes, posso dizer que o coaching pode ajudar a melhorar a capacidade de ouvir, de criar e manter relações, de dar feedback, de tomar decisões, de negociar e de gerir a vida com equilíbrio.
Se o coaching pudesse ser sintetizado em três palavras, quais seriam elas?
Propósito, aprendizagem, resultados