Sente que a comunicação interna ainda é o ‘patinho’ feio da comunicação corporativa? Então acredite que caminhamos cada vez mais para longe dessa realidade. As empresas estão cada vez mais sensíveis à importância desta área, desenvolvendo esforços e investimentos bastante consideráveis nas áreas de relação com as suas pessoas. A questão é que áreas são essas: comunicação interna pura, marketing interno, recursos humanos ou… Endomarketing?
Antes de mais, contextualizemos: quais são, final, os grandes problemas da comunicação interna em Portugal? Segundo um estudo realizado pela Data & Marketing Association, 33% das empresas inquiridas revelou fragilidades nesta área – sobretudo devido “à pandemia que resultou no trabalho remoto e, consequentemente, a menos reuniões presenciais. Desta forma, as oportunidades de questionar colegas diretamente escassearam, levando ao afastamento das dinâmicas de trabalho”.
No entanto, a verdade é que já antes da pandemia a fragilidade da comunicação interna se detetava em muitas empresas, especialmente devido a:
Para combater as fragilidades da comunicação interna e se trabalhar esta área numa abordagem efetivamente estratégia, o mercado começou, há largos anos, a conhecer um novo conceito: o do Endomarketing – que se refere a uma estratégia de atração, retenção e fidelização do cliente interno, com vista a obter resultados eficazes e eficientes para a empresa. Isto, partindo da aplicação de pressupostos do marketing tradicional no contexto interno.
De uma forma simples – porque já a iremos aprofundar – o Endomarketing é, então, uma forma de promover uma cultura positiva no ambiente de trabalho e de aumentar a satisfação e motivação dos trabalhadores (o que pode ser realizado pela conjugação de várias táticas, como ações de comunicação interna, formação e programas de incentivo, entre outros).
Quatro grandes premissas do Endomarketing:
O Endomarketing define-se e implementa-se precisamente como o tradicional Marketing, mas orientado para a comunicação interna – ou seja, considerando os 4 PS:
Duração: 14 horas
Formato: presencial ou digital
Programa:
1. O que envolve a comunicação interna?
2. Ferramentas de segmentação dos públicos
3. Impacto cognitivo da comunicação interna
4. Endomarketing e comunicação interna
5. O plano de comunicação interna
6. Métricas comunicacionais
– KPIs quantitativos e qualitativos
7. O comité de comunicação interna
8. Estratégias comunicacionais
– Ações e táticas
9. Monitorização do impacto