Comunicação interna ou Endomarketing?

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Sente que a comunicação interna ainda é o ‘patinho’ feio da comunicação corporativa? Então acredite que caminhamos cada vez mais para longe dessa realidade. As empresas estão cada vez mais sensíveis à importância desta área, desenvolvendo esforços e investimentos bastante consideráveis nas áreas de relação com as suas pessoas. A questão é que áreas são essas: comunicação interna pura, marketing interno, recursos humanos ou… Endomarketing?

Antes de mais, contextualizemos: quais são, final, os grandes problemas da comunicação interna em Portugal? Segundo um estudo realizado pela Data & Marketing Association, 33% das empresas inquiridas revelou fragilidades nesta área – sobretudo devido “à pandemia que resultou no trabalho remoto e, consequentemente, a menos reuniões presenciais. Desta forma, as oportunidades de questionar colegas diretamente escassearam, levando ao afastamento das dinâmicas de trabalho”.

No entanto, a verdade é que já antes da pandemia a fragilidade da comunicação interna se detetava em muitas empresas, especialmente devido a:

  1. Inexistência de uma estratégia sólida de comunicação interna
  2. Ações de baixo impacto e envolvimento
  3. Ações pouco regulares ao longo do tempo
  4. Processos decisivos indevidamente comunicados
  5. Falta de resposta e de adaptação à diversidade do público interno
  6. Aposta numa comunicação essencialmente virtual (e sem ajuste às especificidades virtuais)
  7. Unilateralidade da comunicação
“Não faz sentido prometer excelentes serviços ou produtos antes de os funcionários das empresas estarem preparados para fornecê-los!”

Para combater as fragilidades da comunicação interna e se trabalhar esta área numa abordagem efetivamente estratégia, o mercado começou, há largos anos, a conhecer um novo conceito: o do Endomarketing – que se refere a uma estratégia de atração, retenção e fidelização do cliente interno, com vista a obter resultados eficazes e eficientes para a empresa. Isto, partindo da aplicação de pressupostos do marketing tradicional no contexto interno.

De uma forma simples – porque já a iremos aprofundar – o Endomarketing é, então, uma forma de promover uma cultura positiva no ambiente de trabalho e de aumentar a satisfação e motivação dos trabalhadores (o que pode ser realizado pela conjugação de várias táticas, como ações de comunicação interna, formação e programas de incentivo, entre outros).

Quatro grandes premissas do Endomarketing:

  1. Aplicar internamente as técnicas e ferramentas do Marketing tradicional
  2. Ter como prioridade o público interno
  3. Promover o ‘produto’ (a empresa) junto dos colaboradores
  4. Promover a motivação e a produtividade. 

Como se implementa, então, o Endomarketing?

O Endomarketing define-se e implementa-se precisamente como o tradicional Marketing, mas orientado para a comunicação interna – ou seja, considerando os 4 PS:

  • Product (produto): em que o produto é a própria empresa e se definem táticas para mais e melhor a comunicar junto dos colaboradores
  • Price (preço): analisando e trabalhando este P na ótica das ferramentas remuneratórias, mas também de reconhecimento e de valorização das pessoas;
  • Placement (local): considerando-se se as condições físicas, estruturais e logísticas beneficiam o conforto e o bem-estar dos colaboradores;
  • Promotion (promoção): definindo-se ações e táticas de comunicação interna, considerando os objetivos nucleares da empresa e a análise dos três Ps anteriores.
 
Este processo deve envolver a colaboração das áreas nucleares da empresa, assegurando o cumprimento de mecanismos comunicacionais que funcionem como um todo, mas também de forma segmentada – trabalhando objetivos e metas que tanto podem globais quanto departamentais. 

Esta visão altamente estratégica e agregadora vai permitir:
  • Melhorar a motivação e o comprometimento dos colaboradores: quando as pessoas se sentem valorizadas e reconhecidas, tendem a sentir-se mais motivadas e comprometidas para com o trabalho. O Endomarketing pode, assim, ajudar a criar essa sensação de pertença e envolvimento;
  • Aumentar a produtividade: quando os colaboradores estão motivados e comprometidos, tendem a ser mais produtivos e a entregar melhores resultados. O Endomarketing pode contribuir para essa melhoria da produtividade ao promover um ambiente de trabalho saudável e positivo;
  • Otimizar a comunicação interna: o Endomarketing pode ajudar a promover a comunicação eficiente entre os funcionários e a administração, levando a uma melhor colaboração e a soluções mais criativas para os problemas da empresa;
  • Fortalecer a marca corporativa: quando os colaboradores se sentem valorizados, tendem a ter uma imagem mais positiva da empresa e a promovê-la de forma espontânea (o que pode fortalecer a marca corporativa e atrair novos talentos);
  • Diminuir o absentismo e a rotatividade: o Endomarketing pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais agradável e saudável, originando uma redução do absentismo e da rotatividade de funcionários.

"Não existe marketing externo poderoso e eficaz sem antes desenvolvermos um marketing interno igualmente poderoso. O sucesso de ambos está necessariamente associado a sua combinação: enquanto o marketing externo oferece e vende expectativas ao cliente, o marketing interno garante que elas se materializem.”

Francesc Delgado e Jeroni Benavides, autores do livro "Marketing e Marketeam. Dicas Para o Sucesso Empresarial"

Conheça a formação da PLUG More em Endomarketing:

ENDOMARKETING E
COMUNICAÇÃO INTERNA

 


Duração: 14 horas
Formato: presencial ou digital 

Programa:

1. O que envolve a comunicação interna?
2. Ferramentas de segmentação dos públicos
3. Impacto cognitivo da comunicação interna
4. Endomarketing e comunicação interna
5. O plano de comunicação interna
6. Métricas comunicacionais
     – KPIs quantitativos e qualitativos
7. O comité de comunicação interna
8. Estratégias comunicacionais 
     – Ações e táticas
9. Monitorização do impacto