No entanto, esta era digital trouxe mudanças profundas tanto nos modos de comunicar como no comportamento do consumidor, para além de profissionais e empresas cada vez mais informados, especializados e competitivos.
No livro “Comunicação Digital nos Novos Negócios”, lançado pelo IAPMEI, podemos ler que
“A nova realidade de comunicação, marcada por fatores como a interatividade, velocidade da rede, partilha de informação, comunidades, mudou a forma de passar a mensagem e de orientar as escolhas do consumidor: estamos no tempo do Marketing colaborativo e interativo focado na experiência do consumidor. O produto e o conteúdo puramente comercial deixa de ser o foco da mensagem e são substituídos pela construção da relação com a marca no ato de consumir o produto e/ou na emoção do seu uso”.
As formas de comunicar querem-se, então, distintas. Se pensarmos apenas no ramo da assessoria de imprensa, muito do que faz atualmente é diferente daquilo que conhecíamos (e praticávamos) há uma década – desde o formato das comunicações (com comunicados de imprensa em vídeo, por exemplo), à estrutura da própria redação e a uma máxima compreensão das necessidades efetivas dos media ’em papel’ e dos media digitais.